O setor de informática é bastante amplo e diversificado, que inclui desde computadores, notebooks, celulares, tablets e softwares, até acessórios e suprimentos. E a boa notícia é que este é um segmento que gera oportunidades de negócios também para pequenos e médios empreendedores. Então, separamos algumas dicas de vendas de informática, um setor promissor, mas que tem potencial para crescer ainda mais! Confira!
Tenha seu catálogo online
Se você vende produtos de tecnologia, não faz sentido apresentá-los num catálogo de papel, não é mesmo? Além disso, o número e a variedade de itens disponíveis não para de crescer. O catálogo teria de ser atualizado continuamente.
A dica é do empreendedor André Lopes, proprietário da World Capas e Acessórios, em Pereiro (CE), que possui um catálogo online com mais de 1.700 produtos e 6.500 itens, incluindo informática, capas de celulares, fones, teclados e mouses.
“Toda essa imensa vitrine virtual está dentro do Vendr, sistema de gestão de vendas e negócios que utilizo há 4 anos. Para vender, é só enviar o link da loja pelo WhatsApp ou Instagram para o cliente pesquisar e escolher”, comentou Lopes.
Simplifique a gestão financeira
Já Bruno da Silva Nascimento, dono da BN Tech Acessórios, de São Lourenço da Mata (PE), ressalta a importância de o empreendedor ter um sistema digital de gestão que possibilite controle de faturamento e lucro, mesmo que opere totalmente em uma loja física.
Com o Vendr, que implementamos há um ano e meio, “a gestão ficou muito mais prática e sob controle”.
Gerencie estoques pelo celular
Outra super recomendação do André Lopes é fazer o gerenciamento dos estoques da loja diretamente pelo celular, acompanhando todos os itens que entram e saem. “Tenho loja física, mas raramente vou até lá… Não é necessário”, destacou.
Segundo ele, essa forma remota de gestão ajuda bastante a economizar tempo. E, para o empreendedor, você sabe, tempo é dinheiro. Clique aqui para saber mais sobre gestão de estoques.
E qual a maior vantagem? Agilidade
Quem responde é o André Lopes: “comecei praticamente do zero, com um pedido de R$ 980. Hoje tenho uma loja bem arrumadinha, com muitos produtos, que proporciona meu sustento e do meu funcionário”.
Ele conta que, quando começou, era tudo no papel. “Então, fui pesquisar aplicativos, pesquisei vários. Comecei a usar outros, mas estava complicado. O Vendr me caiu como uma luva, ficou perfeito para gestão de produtos, fácil de utilizar, muito simples. O Vendr é maravilhoso, só tenho elogios”, assinala André.
E acrescenta que o Vendr facilita muito o dia a dia da gente, na gestão de vendas e no atendimento ao cliente. Agiliza muito. O cliente quer tudo muito rápido. E o sistema ajuda a gente a atender com maior rapidez.