Se você já não usa prancheta, papel e caneta para controlar o estoque do seu negócio, é possível que tenha se incomodado com o “talvez” do título. Mas, convenhamos, há quem não sabe viver sem um caderninho e já se adaptou desta forma. No entanto, vamos mostrar que, em alguns momentos, este modelo de gestão pode ficar um pouco para trás e, inclusive, trazer problemas que podem sujar a imagem do empreendimento. Mesmo assim, não se preocupe, nada que algumas dicas sobre estoque não resolvam!
Mas antes de falarmos da pranchetinha, vale destacar que o estoque pode ser visto como um ponto de partida do empreendedorismo e, por isso, quando bem organizado, pode fazer toda a diferença e livrar o empreendedor de boas enrascadas. Mas é preciso dizer, manejar o estoque também é uma das maiores dificuldades pelas quais todo empreendedor passa, independente do segmento.
Um erro muito comum é não saber o que tem no estoque e em qual momento é preciso abastecê-lo. Seja sincero, você já passou por isso? Vamos pegar o exemplo de uma loja de autopeças que vende rodas de carro numa determinada constância. Quando isso acontece é perfeito, afinal, o empreendedor sabe o produto que tem uma saída maior.
No entanto, se não houver um controle do produto que é vendido com certa frequência, as coisas mudam, porque não se sabe quando é o momento de repor o item. E com isso, o empreendedor pode cair no erro de comprar mais rodas e não vendê-las, pois não estavam no fluxo de vendas daquele período. Ou seja, o produto acaba ficando parado no estoque, o que reflete diretamente no fluxo de caixa.
Dê olho na sazonalidade, mas sem pranchetinha…
Para sair na frente da concorrência, é preciso ficar sempre atento à constância dos produtos. E você, sabe dizer qual é a sazonalidade e a saída dos seus produtos? Uma dica importante é se dedicar para fazer uma análise interna, anotar e controlar a saída de cada produto através do período de venda deles. E, nesta hora, a tecnologia pode lhe ajudar (e muito)!
“Quais produtos saem com mais frequência semanalmente, quinzenalmente, mensalmente e anualmente?” Com as respostas para essas perguntas, fica mais fácil entender passo a passo de como gerenciar seu estoque e saber exatamente quando abastecer.
Ah! E não se esqueça que é importante ter cuidado com os extremos que geralmente acontecem. Ou você pode acabar comprando demais ou de menos, o que vai influenciar em tudo.
Tecnologia deixa o time por dentro de tudo!
Para administrar o estoque é importante deixar os vendedores por dentro de tudo que está disponível. E, hoje em dia, é preciso fazer isso em tempo real. E aí, empreendedor, a pranchetinha realmente não vai ajudar muito nesta hora.
Por exemplo, vamos imaginar que o seu negócio seja uma distribuidora e você tem cinco vendedores na rua vendendo seus produtos, mas você não controla seu estoque da forma correta. E aí, três vendedores acabam vendendo os mesmos produtos, mas só tinham dois desses produtos estocados. Como eles vão saber que aquele produto acabou?
Sem essa informação, eles podem acabar vendendo produtos que não estão disponíveis, impactando negativamente no seu negócio. O que você pode fazer em uma situação assim, é dividir os produtos por vendedores. Colocar, por exemplo, 10 produtos para o vendedor 1 vender, 10 produtos para o vendedor 2 e assim por diante.
A boa notícia é que existem alguns sistemas que fazem isso e podem facilitar tudo para você. O Vendr, por exemplo, pode ser um forte aliado para a sua empresa! Confira mais detalhes aqui!