Não é novidade alguma que as redes sociais estão em alta e, com isso, as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas. A cultura das mídias sociais é tão forte nos dias atuais que é como se as palavras “compartilhar” e “curtir” ganhassem novos significados. É claro que, como empreendedor, você já deve ter se questionado em como vender pelas redes sociais.
Não tenha dúvidas de que as redes sociais podem ser fortes aliadas de sua empresa para aumentar suas vendas e otimizar seus resultados. Então, confira a seguir como utilizar as redes sociais a favor de sua empresa para vender mais.
1. Ofereça ofertas e descontos “irrecusáveis”
As palavras “ofertas” e “descontos” já possuem um poder natural de atrair clientes, afinal, quem não se interessa por uma oportunidade de economizar, não é mesmo? A ideia é unir a força das promoções com o poder de alcance das redes sociais, de forma com que o consumidor não consiga recusar o seu produto.
Mas lembre-se: é preciso oferecer propostas realmente interessantes e cumprir o que promete! Nada de fazer promoções do tipo “tudo pela metade do dobro” [quando você aumenta o preço para depois baixar]. Perder a credibilidade com seu público é um tiro no pé e, com a propagação desse tipo de atitude, as redes sociais podem deixar de ser um grande aliado e se tornar seu pior pesadelo.
2. Gostou? Então, compartilhe, por favor!
O pilar das redes sociais é o compartilhamento, portanto, não se sinta intimidado em pedir aos usuários que curtem sua página para compartilhar suas postagens.
Muitas páginas oferecem promoções e sorteios para usuários que curtirem sua página e seus posts e compartilharem seu conteúdo. Essa é uma estratégia muito útil para se tornar mais conhecido em pouco tempo.
Porém, é sua função entregar um conteúdo de qualidade que valha a pena ser compartilhado e que mantenha o interesse dos seguidores em suas redes sociais.
3. Produza conteúdo segmentado
Quem é o seu público-alvo? Não sabe? Então tente responder às seguintes perguntas sobre o perfil de seus clientes:
- Qual é a sua faixa etária?
- Qual é a sua classe social?
- Quais são os seus hobbies?
- Qual o contexto cultural e político em que estão inseridos?
- Quais são os traços comportamentais mais marcantes?
Qual é seu público?
- São mães modernas que trabalham fora e priorizam a educação de seus filhos?
- São empreendedores experientes que vivem ligados em todas as novidades sobre economia?
- Ou são adolescentes fanáticos por celebridades e artistas internacionais?
Estes são alguns exemplos. Portanto, lembre-se que as pessoas possuem perfis e interesses distintos, por isso é necessário identificar qual o perfil de seu público-alvo e produzir conteúdo segmentado para que ocorra engajamento naturalmente.
4. Conheça as estratégias dos concorrentes
É importante que você sempre tenha as suas próprias estratégias de marketing, mas analisar o que a concorrência anda fazendo pode trazer lições valiosas para o seu negócio.
Fique de olho nas páginas das redes sociais da concorrência e veja que estratégias deles estão funcionando para atrair vendas pela internet, como os horários das postagens, a frequência e até mesmo a linguagem que utilizam para atingir o público.
Retenha apenas o que for útil para a sua empresa e crie uma metodologia própria, afinal, nem tudo que funciona para uns, é útil para outros da mesma forma. Pode haver exceções, mas, no geral, não há uma fórmula secreta para o sucesso.
5. Mantenha uma frequência constante de publicações
Dentro do contexto das redes sociais, não há nada que descredibilize mais uma página do que parecer “abandonada”. Os usuários reparam nesse tipo de comportamento nas redes sociais. As empresas que não mostram preocupação com sua imagem no âmbito digital são vistas como ultrapassadas e sem perspectiva de inovação.
Vivemos na era da tecnologia e as pessoas estão vivendo cada vez mais conectadas, portanto, procure manter uma boa frequência de postagens em suas redes sociais. Não precisa necessariamente postar mais do que uma vez por dia, mas também não fique sem publicar conteúdo novo por vários dias consecutivos.
6. Relacione-se com os usuários
O fato de as redes online serem chamadas de “sociais” não é um mero acaso. É preciso desenvolver um relacionamento com o seu público e jamais deixa-lo falando sozinho. A dica aqui é sempre responder seus comentários de forma descontraída e profissional ao mesmo tempo.
7. Ações criativas? Sim, obrigado!
A criatividade é o limite. As redes sociais possibilitam criar as mais variadas ações de marketing para desenvolver engajamento. Portanto, pense se talvez um concurso cultural se aplica ao seu público-alvo. Uma campanha que incentive uma boa causa social também pode ser uma ótima ideia, pois, hoje em dia, as pessoas têm se identificado com empresas que mostram um lado humanitário.
O importante é desenvolver estratégias que estimulem compartilhamentos, curtidas, comentários e todo o tipo de engajamento dos usuários. Isso vai se refletir claramente na força de sua marca no meio digital e em maiores conversões de vendas pela internet.