A IOB antecipa tendências e inova com uma solução inédita no mercado: a validação de impostos antes mesmo da emissão da nota fiscal. A solução integra as funcionalidades do IOB Emissor, software de emissão de notas fiscais da IOB, numa atualização que torna o produto ainda mais moderno, inteligente e tecnológico.
Com o software 100% hospedado em nuvem, o Emissor com Inteligência Tributária IOB pode ser acessado de qualquer lugar, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais das transações, com etapas bem orientadas para facilitar o preenchimento dos documentos fiscais e evitar o retrabalho, visto que a ferramenta calcula automaticamente os principais impostos declarados na nota e verifica os campos de preenchimento.
“Criamos esta solução com a proposta de valor de simplificar a rotina de empreendedores e contadores, dando muito mais segurança, agilidade e confiabilidade ao processo de emissão de notas fiscais”, explica Osvaldo Meneghel, diretor de Produto da IOB.
Validação começa com a emissão da NF-e
A funcionalidade da validação tributária do IOB Emissor está sendo aplicada inicialmente a documentos fiscais do tipo Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): conhecida como Nota Fiscal de Produto. E, gradualmente, será aplicada a outros tipos de nota.
De acordo com a análise de dados realizada pela inteligência de validação de documentos da IOB, em média, mais de 70% das empresas apresentam alguma informação tributária divergente. E isso representa ao empreendedor um grande risco, que pode gerar autuações e multas.
Para evitar que isso aconteça, garantindo a correção das informações e cálculos de impostos nas notas fiscais, o sistema de validação da IOB garante precisão e velocidade operacional, contando com uma base de conteúdo de mais de 450 milhões de combinações de regras tributárias das 27 unidades federativas e de todos os regimes de tributação.
O usuário terá a autonomia de escolher em momento de emissão se deseja fazer a validação tributária dos itens da nota, ativando a Inteligência IOB. Caso tenha erro no preenchimento, indicamos a composição da base de cálculo de impostos, alíquotas e valores de impostos corretos. Além disso, trazemos qual a base legal para a sugestão da IOB na operação. A análise abrange os impostos ICMS, IPI, PIS/COFINS, em todas as suas modalidades. Com isso, em poucos cliques, o usuário pode revisar e corrigir as informações e, em seguida, transmitir as notas ao ambiente da SEFAZ.
Osvaldo Meneghel destaca que todas as funcionalidades podem ser acessadas por meio de um único painel, permitindo uma visualização ampla das validações realizadas e acompanhamento de impostos calculados a maior ou a menor.
Além de ser o único emissor de notas com sistema de pré-validação tributária, o IOB Emissor também sinaliza quando o sistema de notas da Sefaz (Secretaria da Fazenda) de algum Estado está momentaneamente fora de operação. E o sistema indica ao usuário a necessidade de emissão de notas em regime de contingência, enquanto for necessário.
Conheça todas as funcionalidades do IOB Emissor
O IOB Emissor tem a capacidade de emitir seis tipos de notas fiscais diferentes, são elas:
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): conhecida como Nota Fiscal de Produto, usada por quem emite notas de compra, venda, revenda, remessa, retorno, importação e exportação;
- Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e): utilizada na comercialização de produtos em loja física – fornecida ao consumidor final;
- Nota Fiscal de Serviço (NFS-e): nota necessária para confirmar a prestação de serviços entre empresas ou para pessoas físicas;
- Nota Fiscal do Produtor Rural (NFP-e): registra a venda de produtos e serviços no agronegócio, por meio do e-CPF quando pessoa física ou CNPJ quando pessoa jurídica, e sua respectiva Inscrição Estadual de produtor rural;
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): utilizada para as transportadoras com transporte de cargas. Entregas normais da vários destinos ou globalizado onde sua operação engloba coletar ou entregar todas as cargas (notas fiscais) de uma mesma operação.
- Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e): manifesto de carga. Registra movimentações de mercadorias no território nacional, vinculado ao veículo de transporte.
Além disso, o software realiza o backup automático e gratuito das notas emitidas por até 5 anos, período de armazenamento obrigatório exigido por lei. E, ainda, agiliza as tarefas, com a importação rápida dos arquivos em formato XML, exigido pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).