segunda-feira, 10 novembro, 2025
InícioReforma TributáriaDireto de BrasíliaGoverno pede ao Congresso retirada de urgência da regulamentação da Reforma Tributária

Governo pede ao Congresso retirada de urgência da regulamentação da Reforma Tributária
G

Foi publicado no Diário Oficial da União, de hoje (04), o pedido do Governo Federal para o Congresso Nacional retirar a urgência constitucional da regulamentação do projeto principal da Reforma Tributária. Confira a seguir o que muda com a medida.

Como funciona o regime de urgência para apreciação de propostas?

Com o regime de urgência, fica estipulado um prazo limite de 45 dias para cada casa do Congresso Nacional discutir a proposta. E, caso o prazo não seja cumprido, fica travada a agenda de votações e impossibilita a análise de outros projetos.

Senado teve pauta trancada pela regulamentação da Reforma Tributária em setembro

A pauta do Plenário do Senado Federal ficou trancada desde 23 de setembro pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que traz a primeira parte da regulamentação da Reforma Tributária.

O texto chegou ao Senado no dia 7 de agosto e foi analisado em regime de urgência, por isso precisaria ser votado até 22 de setembro para não travar a pauta. Fato que só aconteceu agora com esta medida do Governo Federal. Neste período, as demais votações do Senado Federal ficaram paralisadas.

O que acontece com a retirada da urgência de apreciação do projeto principal da Reforma Tributária?

Agora, com a retirada da urgência solicitada pelo Governo Federal, o Senado Federal terá mais tempo para analisar e sugerir alterações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados em julho.

Não perca tempo! Inicie agora mesmo sua preparação para a Reforma Tributária

Seja você um contador ou dono de empresa de qualquer porte ou segmento, é fundamental estar preparado desde já para as mudanças que irão acontecer com a Reforma Tributária!

Para isso, assine o IOB Online, que traz soluções exclusivas como o Guia da Reforma Tributária e a Inteligência Artificial da Reforma Tributária.

Você pode ainda contratar a análise diagnóstica da IOB para verificar se e como sua empresa está preparada para a nova legislação. E adquirir o curso Formação em Reforma Tributária da IOB Educação para se capacitar e treinar suas equipes. Aproveite o desconto especial que conseguimos para você! Clique aqui para assinar agora!

Matérias relacionadas

Mais lidas