quinta-feira, 23 maio, 2024
InícioImposto de RendaReceita Federal libera novo lote de restituição do IR; tire dúvidas

Receita Federal libera novo lote de restituição do IR; tire dúvidas
R

A Receita Federal depositou, ontem (30), o 2º lote de restituição do IR (Imposto de Renda), relativo ao ano-base 2021. De acordo com o órgão, foi pago um montante superior a R$ 6 bilhões, sendo que quase R$ 3 bilhões foram para contribuintes com prioridade legal, como as pessoas com deficiência e idosos.

Também estão neste grupo aqueles que entregaram a declaração até 19 de março e os que têm fonte de renda predominantemente vinda do magistério.


E você, tem dúvidas sobre a restituição do IR? Sabe como está o calendário dos próximos beneficiados? Então fique ligado para saber os próximos passos e sanar as dúvidas, se você está aguardando a devolução de valor.

Como saber se vai receber no próximo lote?

A melhor forma de saber se irá receber a restituição no próximo lote é, quando a Receita Federal abrir para consulta, acessar o site do órgão e informar o CPF e a data de nascimento. Desta forma, o contribuinte consegue verificar se a sua restituição consta no lote que está sendo disponibilizado.

Segundo a Receita, no segundo lote, constam contribuintes que se enquadram em vários requisitos. Do grupo prioritário e não prioritário. Tendo em vista que são muitos critérios de enquadramento, é preciso ficar atento.

Também podem ter recebido valores as pessoas que entregaram suas declarações até 19 de março, além das pessoas com deficiência e idosos. Mas não para por aí, dentro deste mesmo lote ainda estão os trabalhadores que têm maior parte da sua renda vinda de atividades ligadas ao magistério.

Como saber onde o valor é depositado?

Lembre-se que, no momento de declarar seus rendimentos, você informou uma conta bancária. É nela que a restituição é feita. Caso o crédito não seja feito por algum problema, o valor fica disponível por um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, é preciso entrar em contato e agendar um horário com o banco. Caso, o contribuinte não retire o valor, ele retorna para o caixa da Receita Federal.

Aliás, é preciso ficar atento. Não é possível receber através de conta de terceiros, nem por meio de conta-salário. Já as contas conjuntas podem ser utilizadas por ambos os contribuintes.

Próximos lotes

A Receita Federal não informa com antecedência o lote que cada contribuinte ficou. Essa informação é divulgada somente na véspera da data de divulgação de cada lote. A dica é acompanhar o calendário que é previamente publicado.

Os próximos lotes da restituição do imposto de renda serão pagos nos dias:  29 de julho (3º lote), 31 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).

Matérias relacionadas

spot_img

Mais lidas