É sempre assim! Brasileiro deixa suas compras de Natal pra última hora, não é mesmo? (rs) As vendas só aceleram pra valer na semana que antecede a festa.
E este ano não vai ser diferente! Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Natal de 2022 deve atrair 118,7 milhões de pessoas às compras (saiba mais).
Então, bora aproveitar?
Confira a seguir 7 dicas espertas pra detonar nessa reta final da data mais importante do ano para o comércio.
1 Verifique os estoques! E aí, tá preparado?
Antes de sair bombando promoções por aí, é fundamental checar se seu estoque está preparado para as vendas planejadas. Quais e quantos produtos estão disponíveis? O que faz sentido colocar em promoção agora, ou não?
Uma dica bônus é você ter um sistema digital de gerenciamento de vendas simples e descomplicado. Aí, fica bem mais fácil e prático verificar estoques.
2 Faça sua loja brilhar! Seja física ou virtual
Quem trabalha com o comércio sabe que, muitas vezes, o consumidor compra pelo impulso. É atraído pela beleza, arrumação e engenhosidade da vitrine, seja ela virtual (hospedada em seu sistema de vendas) ou física.
E, pra essa loja brilhar, algumas dicas são:
- ofereça combos promocionais (descontos, pacotes etc.),
- dê destaque para produtos que sejam uma boa opção de presente (ou lembrancinha…rs) e
- mostre que você está imerso de corpo e alma no espírito de Natal em sua decoração.
Veja também essas outras dicas de ouro pra ter uma loja virtual matadora!
3 Conquiste um lugar ao sol no Mercado Livre
Nada como um market place para dar mais visibilidade à sua loja virtual, não é mesmo? Ainda mais se for o Mercado Livre, o maior da América Latina.
Algumas dicas para se destacar num market place são: verifique se a imagem de seus produtos é autoexplicativa, trabalhe palavras-chave para o Natal na descrição dos produtos e ofertas e ofereça vantagens no frete.
4 Ajude os indecisos. Dê dicas de presentes
Muita gente visita lojas ou faz buscas pela internet de presentes para o Natal sem nenhuma ideia do que vai comprar. Quem nunca (rs)? Então, nada melhor que uma consultoria qualificada (a sua!!) para ajudar o cliente a escolher.
E, nesta guerra, vale tudo!! É muito valioso destacar em sua comunicação a quem podem se destinar determinados produtos. Exemplo: confira presentes especiais para o seu pai, que adora cozinhar. E por aí vai…
5 Fisgue o cliente. Ofereça cupons de desconto!
Muita gente compara os consumidores circulando freneticamente pelo comércio a um cardume de peixes. Não é que parece mesmo? (rs) Então, por que não dar uma isca pra pegar esses peixões?
Um bom atrativo pra fisgar clientes, você sabe, é oferecer cupons de desconto. Você pode ter uma estratégia diferenciada para quem já é cliente, disparando uma comunicação exclusiva para sua rede de relacionamento.
E outra para trazer novos clientes, lançando campanhas pela mídia e redes sociais.
Ah, e você pode linkar o seu cupom direto com seu sistema digital de vendas (se tiver), impulsionando ainda mais seus resultados. Muito top isso, né?
6 Mais importante que vender é conquistar clientes! Aproveite a chance
Cada nova venda realizada é uma incrível sensação de vitória, conquista. Melhor que isso, no entanto, é ganhar o cliente. Ou seja, a partir da venda, estabelecer um relacionamento.
Não custa nada enviar mensagem agradecendo seu cliente pela compra e se colocar sempre ao lado dele para qualquer outra necessidade.
Além disso, você amplia sua base de contatos para novas campanhas e promoções.
7 Seja digital e multiplique seus lucros!
Por fim, uma dica de ouro é ter um sistema digital de vendas e gestão do seu negócio. Com uma ferramenta desse tipo, você pode e faz muito mais! Conquista resultados de forma simples e descomplicada.
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Conforme você notou, com tecnologia, sua atuação como empreendedor pode ser imensamente potencializada e simplificada. Para isso, vale muito a pena investir num sistema de gestão de vendas e negócios como o Vendr, do Grupo IOB.
Com o Vendr, você monta sua loja virtual, emite notas fiscais, faz a gestão de estoques, coordena os times de vendas, administra suas finanças, lança cupons de desconto e muito mais. E, também, já conecta sua loja ao Mercado Livre.
E tem mais! Você pode ainda estabelecer uma conexão de sua empresa diretamente com o sistema de gestão de seu contador, caso ele utilize o IOB Gestão Contábil.
Ou seja, você pode se concentrar apenas naquilo que interessa, que é fazer seu empreendimento crescer. Sem enrosco nem burocracia.
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