Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas para profissionais de contabilidade o ano já começou faz tempo, né?! E com ele veio uma série de planejamentos, organização das demandas e, claro, obrigações acessórias. E, se tem um desejo que todo contador ou contadora faz a cada início de ano, é estar em dia com o fisco e entregar cada evento dentro do prazo, não é mesmo?
Então, para ajudar você a realizá-lo, preparamos um conteúdo especial com 5 dicas para se preparar para as obrigações acessórias do ano. Leia com atenção e comece a colocá-las em prática ainda hoje.
1. Alinhe com seu cliente os documentos que ele deve providenciar
Ter as informações e comprovantes fiscais organizados agiliza, e muito, o envio das obrigações. Por isso, é importante informar ao seu cliente quais são e onde ele deve armazenar esses documentos.
Faça uma lista de tudo o que você vai precisar mês a mês. Estabeleça prazos de envio e crie uma rotina de checklist para evitar surpresas de última hora. Explique ao seu cliente que a boa gestão de documentos evita multas, entre outros prejuízos.
2. Explique a importância de cada obrigação fiscal para o seu cliente
Aproveite o início do ano para reforçar ao cliente a importância de estar em dia com cada obrigação fiscal. Sinalize, de modo simplificado, os objetivos e os processos de envio das obrigações acessórias.
Crie um canal de comunicação no qual o cliente possa recorrer sempre que surgir dúvidas. Para facilitar ainda mais o relacionamento entre vocês, crie uma cartilha com informações personalizadas e que possam ser úteis em caso de questionamentos.
3. Fique de olho nas mudanças e atualizações de leis, processos e regulamentações
Todo contador ou contadora sabe do grande desafio que é manter-se atualizado. Afinal, mudanças em legislações fiscais e tributárias acontecem o tempo todo. O ideal é criar uma rotina de pesquisa que facilite o acesso às novas informações.
A IOB conta com uma série de estratégias que podem ajudar você a ficar por dentro de todas as novidades.
Uma delas é a série Tem 1 Minuto?, apresentada por profissionais que se dedicam a acompanhar as transformações e transmiti-las em nosso canal no YouTube, de forma simples, rápida e descomplicada.
4. Participe ativamente do processo
Lembre-se de que um escritório de contabilidade demanda trabalho em equipe e diálogo constante. Por isso, é importante que tanto você quanto sua equipe estejam alinhados com as expectativas e necessidades do cliente.
Invista em treinamentos, crie cronogramas, tarefas e prazos e, claro, acompanhe todos os processos. Dessa forma, caso surja algum imprevisto, vocês saberão contornar a situação com mais assertividade e eficácia.
5. Tenha em mãos um calendário personalizado de obrigações
Como você já sabe, o calendário de obrigações acessórias é uma ferramenta essencial para o contador. Afinal, ele ajuda você a planejar, executar e gerenciar as demandas fiscais e tributárias do ano vigente, de modo a evitar divergências ou irregularidades.
A IOB já adiantou essa tarefa e criou uma agenda tributária exclusiva para que você possa usar ao longo do ano. Nele, você encontrará, mês a mês, todas as informações que precisa para não perder nenhum prazo.
Baixe agora mesmo e comece hoje a organizar o ano contábil dos seus clientes: