quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
InícioEmpreendedorismoConfira 5 dicas de ouro para escolher o melhor sistema de gestão...

Confira 5 dicas de ouro para escolher o melhor sistema de gestão financeira
C

Você é um empreendedor que está crescendo (parabéns!!) e já percebeu que não dá mais para gerenciar as finanças do seu negócio com uma simples planilha Excel. Já sabe que, para 2024, vai precisar de um sistema de gestão financeira. Afinal, planejar, investir, controlar e analisar suas contas é fundamental para o sucesso do seu negócio. Saiba mais!

Mas aí surge a dúvida: qual sistema de gestão financeira escolher? O que esse sistema deve oferecer para que atenda minhas necessidades?

Veja a seguir 5 dicas de ouro para você escolher o sistema de gestão financeira certo, que vai melhorar seu controle e ajudar a alavancar sua empresa.

Conciliação bancária

Você precisa de uma gestão financeira que permita comparar os lançamentos bancários com as movimentações do sistema, prevenindo erros e fraudes. Ou seja, deve ter certeza que estão entrando todos os seus recebíveis e que está pagando o valor correto a fornecedores e serviços contratados.

O bacana é ter um sistema que, em poucos cliques, permite que você realize várias checagens a partir da movimentação bancária, verificando itens como novos lançamentos, baixa em títulos e conciliação, por exemplo.

Categorização automática

O seu sistema de gestão financeira deve permitir que você crie regras que sejam aplicadas automaticamente em seus lançamentos bancários sempre que uma transação ocorrer. Com isso, você elimina a necessidade de categorizar item a item manualmente, ganhando agilidade no seu dia a dia.

Rateio em centros de custos

Utilizando o rateio de centro de custos, você vai distribuir ou alocar os custos e despesas do seu negócio em diferentes áreas, departamentos ou projetos.

Com essas informações, você pode aumentar o potencial financeiro da empresa, identificando oportunidades para reduzir despesas e otimizar recursos.

Recorrência de lançamentos financeiros

Ao configurar a recorrência de contas a pagar ou a receber, você gera os lançamentos conforme sua parametrização. As informações são ajustadas automaticamente, como data de vencimento e valores.

Esta ferramenta te possibilita um total controle em tempo real das suas finanças, proporcionando inclusive uma visão do desempenho financeiro no futuro.

Análise das movimentações financeiras

Também é fundamental que o seu sistema de gestão financeira gere o relatório de Livro Caixa, que resume todas as movimentações financeiras realizadas.

Ou ainda, o relatório de Fluxo de Caixa para você visualizar suas receitas e despesas, acompanhando se o saldo de suas contas é suficiente para cobrir seus custos. Com isso, é possível, se necessário, buscar a antecipação de receitas e o adiamento de despesas, mantendo suas contas sempre no azul.

Você conhece o IOB Gestão Financeira?

O IOB Gestão Financeira oferece todos os recursos destacados neste artigo. Dá a você a oportunidade de gerenciar suas finanças de forma simples e descomplicada. Com ele, você terá o controle de empresa na palma da mão e poderá tomar decisões cada vez mais assertivas na conquista dos lucros planejados.

Com o IOB Gestão Financeira, você tem um resumo diário de suas movimentações, acompanha sem nenhum esforço seu saldo, créditos e débitos, elimina o trabalho manual de cadastramento de dados, usufrui de acesso 100% on-line e verifica seus dados financeiros de forma totalmente ágil e segura.

Clique aqui para saber mais sobre o IOB Gestão Financeira. E neste artigo para entender a importância de aperfeiçoar sua gestão financeira.

Matérias relacionadas

Live Reforma Tributária

spot_img

Mais lidas