A Caixa Econômica Federal irá distribuir mais de R$ 15,1 bilhões referentes à parte do resultado positivo auferido pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no exercício 2023. Confira os detalhes a seguir e veja como consultar o saldo do FGTS.
O valor anunciado pela Caixa deverá ser creditado proporcionalmente aos saldos das contas vinculadas dos trabalhadores no FGTS existente em 31 de dezembro de 2023, utilizando-se o índice divulgado pelo Conselho Curador do FGTS.
A Caixa Econômica Federal deverá adotar as providências necessárias para que as contas vinculadas recebam os créditos até o dia 31 de agosto de 2024.
É possível sacar o valor creditado?
Os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS somente poderão ser sacados pelos trabalhadores nas hipóteses previstas em lei, tais como: dispensa sem justa causa e aposentadoria.
Como consultar o saldo do FGTS?
Trabalhadores e trabalhadoras podem consultar seu saldo do FGTS pelo aplicativo do fundo ou, para quem é cliente da Caixa Econômica Federal, pelo internet banking, que pode ser acessado pelo computador ou em dispositivos móveis (tablet ou celular).
Veja o passo a passo para cada modalidade:
Pelo aplicativo FGTS:
- Acesse o aplicativo;
- Clique na opção “Meu FGTS” ou em “ver todas as suas contas”;
- Selecione a conta FGTS desejada para visualizar o extrato. Para gerar um documento em formato PDF, clique em “gerar extrato PDF”. Para consultar os dados do contrato, clique em “dados do contrato”.
Pelo internet banking da Caixa:
- Acesse a conta pelo site www.caixa.gov.br;
- Clique em “Benefícios e Programas”;
- Clique em “FGTS”;
- Clique em “Extrato do FGTS”;
- Digite os números do PIS e do CPF;
- Insira sua senha;
- No menu, selecione “FGTS” e, em seguida, “Extrato Completo”.