segunda-feira, 20 maio, 2024
InícioContábilIOB inova com Inteligência Artificial para mercado contábil  

IOB inova com Inteligência Artificial para mercado contábil  
I

Uma nova IOB, agora com Inteligência Artificial, esse é o posicionamento da IOB, que une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas de todos os portes. A empresa, que já é referência em legislação, inova com duas soluções com funcionalidades inéditas, que devem facilitar o dia a dia dos 527 mil profissionais que atuam em mais de 91 mil escritórios espalhados pelo Brasil, segundo dados do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).  

 Uma novidade que chega para resolver problemas dos contadores é a nova plataforma IOB com soluções de inteligência em legislação nas áreas fiscal, contábil, tributária e trabalhista aliada à tecnologia. Já o outro lançamento é o IOB Contador MEI, solução que deve otimizar e simplificar o trabalho de contadores para assessorar o MEI e pequenas empresas. Por meio dele, o contador consegue emitir notas fiscais, gerenciar o vencimento da guia DAS-MEI, monitorar o limite de faturamento do MEI além de fazer o controle de vários MEIs de forma prática, um uma única tela. 

Os lançamentos marcam nosso posicionamento de uma Nova IOB, agora com Inteligência Artificial e nossa nova tagline: IOB Tecnologia e Inteligência. Uma empresa com soluções completas, que oferece sistemas contábeis, empresariais e consultoria regulatória”, afirma Jorge Santos Carneiro, presidente da IOB.  

Nova Plataforma IOB

Desenhada com base nos pilares Inteligência e Tecnologia, essa é a primeira versão de uma plataforma exclusiva, que deve evoluir constantemente e se tornar cada vez mais completa e intuitiva, para o contador ter tudo o que precisa em um único ambiente.  

Única solução que audita e envia Sped para a Receita

Na plataforma IOB, está disponível uma solução para automatizar o envio dos Speds em escala e enviar a obrigação de várias empresas de uma só vez, o que confere uma economia de, pelo menos, 30% do tempo. “Basta arrastar um ‘zip’ dos arquivos Speds para a plataforma IOB e todo processo de envio individual, incluindo uma auditoria dos arquivos, é executada – sem precisar ficar acessando o programa validador e assinador (PVA) fornecido pelo Governo Federal para cada arquivo. É automação da entrega com auditoria e rastreabilidade”, explica Osvaldo Meneghel, diretor de produtos da IOB.  

A nova solução da IOB atende escritórios de contabilidade que prestam serviço para empresas dos três regimes de tributação – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real – e todas as empresas do ramo de comércio.  

 Validação tributária de documentos fiscais antes da escrituração

Uma das principais dores dos contadores é reunir as notas eletrônicas emitidas pelo cliente e analisar se as alíquotas estão corretas. Para eliminar esse obstáculo, a plataforma IOB captura as notas, com o diferencial no mercado brasileiro de ser a única que faz automaticamente a validação tributária antes da escrituração. A solução informa se os tributos da nota estão corretos, o que é uma garantia de compliance, de ponta a ponta. Rapidamente, o contador verifica se a nota foi emitida errada e identifica o erro pautado na Lei. Assim, é possível corrigir, depurando os dados de base do arquivo fonte, para que notas futuras não repitam o mesmo erro, proporcionando o pagamento certeiro de impostos, nem a mais, nem a menos.  

Quando pensamos no volume de notas de uma empresa, é humanamente impossível fazer a conferência tributária de todos os itens de uma nota sem apoio de tecnologia. Olhando para esse desafio, a IOB criou uma solução que captura, armazena e valida tributariamente todos os itens das notas fiscais em segundos, antes da escrituração. É a única solução do mercado que faz isso”, exemplifica Meneghel.

“Entregamos um diagnóstico de quanto imposto a maior ou a menor verificado para cada empresa no período que o contador quiser, e sim pode ser do passado e presente. Temos uma base de mais de 390 milhões de regras fiscais, cobrindo 27 unidades federativas, nas diversas modalidades de impostos, tipos de estabelecimento e natureza das operações”, completa o executivo. 

Inteligência artificial com confiança da IOB

Quando um contador entra na plataforma e questiona alguma dúvida sobre legislação, agora passa a ter o apoio da inteligência artificial com a curadoria dos especialistas da IOB. Esclarecer uma dúvida dentro do mundo da contabilidade, pode ser feito no chat, que busca a resposta em um ambiente exclusivo da IOB, garantindo que o contador tenha informação de forma compreensível, organizada e revisada por humanos experts em legislação. “Com nosso time de editorial e de consultoria somos únicos a trazer sinergia entre a inteligência artificial e humana sobre toda a legislação. Sem a inteligência dos nossos especialistas, não existe a inteligência artificial da IOB”, ressalta Meneghel 

As novidades estão disponíveis para todos os escritórios contábeis, seja qual for o sistema. É ainda uma plataforma com único login – você experimenta tudo isso no mesmo ambiente, muito mais prático. Na mesma solução ainda tem muito mais. Por exemplo, tem módulos de controle para escritório, desde a criação do contrato e assinatura digital até faturar todos seus honorários e emitir todas as notas fiscais e boletos em só um clique. 

Um oceano de oportunidades

A outra novidade é o IOB Contador MEI para emitir notas fiscais, gerenciar o vencimento da guia DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), monitorar o limite de faturamento do MEI de R$ 81 mil por ano, além de fazer o controle de vários MEIs, de forma prática, em uma única tela. “Existem escritórios que prestam consultoria para 3 mil MEIs e, até hoje, não tinham uma plataforma que resolvesse esse problema”, conta André Copetti, diretor da IOB. Uma das principais dores dos contadores é conseguir inserir o CNPJ de quem é MEI no sistema contábil que ele utiliza, e a nova ferramenta IOB Contador MEI quebra esse obstáculo. 

Com a ferramenta, o contador oferece consultoria para inúmeros MEIs ao mesmo tempo e pode ampliar a sua carteira de clientes e faturar mais. “É possível fazer toda a consultoria contábil que o MEI necessita por meio da plataforma, além de trabalhar em escala, já que é possível adicionar inúmeros MEIs. Trata-se de um mercado em potencial, uma vez que no Brasil há mais de 12 milhões de MEIs, e muitos deles, não conseguem fazer sozinhos a própria gestão fiscal e contábil para estar em dia com o Fisco”, diz Copetti.  

No quesito vantagem, todo o escritório contábil trabalha com certificado digital, e por meio do IOB Contador MEI, será possível fazer a emissão também desse documento. Para completar, a ferramenta oferece nota fiscal recorrentes, ou seja, é possível programar a emissão de notas do mesmo valor para as mesmas datas, mensalmente. Pela plataforma, o contador pode gerenciar inúmeros MEIs e emitir mensalmente as notas, de forma prática e automatizada. 

O IOB Contador MEI permite ainda que o contador emita nota para o MEI com boleto integrado, sem a necessidade de dependência de bancos. Além disso, com apenas um clique, o contador envia a guia DAS por WhatsApp para o MEI. De forma prática, o contador consegue solucionar essa etapa de centenas de clientes, dentro da ferramenta de uma só vez. Em seguida, basta o MEI clicar no link e efetuar o pagamento ao Governo, mantendo sua empresa regular.    

O produto também faz a emissão de NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e e pode ser utlizado pelo contador para assessorar empresas de outros segmentos.  

Matérias relacionadas

spot_img

Mais lidas