segunda-feira, 17 novembro, 2025
InícioReforma TributáriaDireto de BrasíliaIOB integra grupo piloto da CBS na Reforma Tributária

IOB integra grupo piloto da CBS na Reforma Tributária
I

A IOB está entre as 50 empresas selecionadas pela Receita Federal para integrar desde o início o grupo piloto de testes dos sistemas e processos relativos à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) no contexto da Reforma Tributária do Consumo. Este convite ressalta a relevância da IOB como referência em tecnologia e inteligência para a gestão fiscal, tributária, contábil, trabalhista e previdenciária para escritórios de contabilidade e empresas.

O Serviço de Processamento de Dados (Serpro) permitirá a participação direta das empresas convidada na experimentação das soluções tecnológicas desenvolvidas em um ambiente de produção restrita. Desta forma, elas poderão contribuir na validação, nos testes e no aprimoramento das soluções desenvolvidas para a CBS, em um esforço de desenvolvimento colaborativo.

Além de ser importante para ajustes nos sistemas, esta contribuição será fundamental na preparação do mercado para a entrada em vigor das novas regras tributárias a partir de 2026.

De acordo com a Receita Federal, as empresas do grupo piloto foram selecionadas com base em critérios técnicos, institucionais e de representatividade econômica. Entre os critérios, destacam-se:

  • Empresas com termo de cooperação assinado com a Receita Federal, por participarem do Confia ou das homologações do Sped;
  • Indicações do Pré-Comitê Gestor do IBS;
  • Indicações por entidades representativas do setor de tecnologia (fornecedoras de software);
  • Indicações por entidades representativas de diversos segmentos econômicos e portes empresariais.

Composto inicialmente por 50 empresas, o grupo piloto poderá chegar até 500 organizações. A entrada das empresas será escalonada ao longo do segundo semestre de 2025, conforme o avanço no desenvolvimento técnico das soluções.

A duração estimada dos testes é até 31 de dezembro de 2026, podendo ser ajustada conforme a necessidade do desenvolvimento.

No período de 1º a 4 de julho, a Receita Federal apresentará às empresas as linhas gerais do programa, o ambiente de produção restrita, as principais funcionalidades, o portal da Reforma Tributária de Consumo e a estrutura de atendimento que elas receberão. E, a partir do dia 7 de julho, elas poderão, efetivamente, testar o ambiente.

Clique aqui e confira a lista completa de empresas convidadas para essa fase de testes.

Atualização em tempo real! IOB Emissor ganhará novos campos para adequação à Reforma Tributária

Ao mesmo tempo que contribui com o programa governamental da Reforma Tributária no grupo piloto, a IOB prepara seus produtos para a nova legislação. Exemplo disso é o IOB Emissor, que terá em breve campos de preenchimento dos novos tributos CBS e IBS. O uso dos novos campos será obrigatório nas notas fiscais emitidas a partir de 2026.

Os clientes da IOB podem ficar tranquilos. Além do IOB Emissor, todas as soluções da empresa estão sendo preparadas para atender plenamente requisitos técnicos e legais da Reforma Tributária.

Não perca tempo! Inicie agora mesmo sua preparação para a Reforma Tributária

Seja você um contador ou dono de empresa de qualquer porte ou segmento, é fundamental estar preparado desde já para as mudanças que irão acontecer com a Reforma Tributária!

Para isso, assine o IOB Online, que traz soluções exclusivas como o Guia da Reforma Tributária e a Inteligência Artificial da Reforma Tributária.

Você pode ainda contratar a análise diagnóstica da IOB para verificar se e como sua empresa está preparada para a nova legislação. E adquirir o curso Formação em Reforma Tributária da IOB Educação para se capacitar e treinar suas equipes. Aproveite o desconto especial que conseguimos para você! Clique aqui para assinar agora!

Matérias relacionadas

Mais lidas