terça-feira, 18 junho, 2024
InícioContábilIOB Contador MEI traz agilidade para assessorar empreendedor

IOB Contador MEI traz agilidade para assessorar empreendedor
I

Quem acompanha o segmento de pequenas empresas já sabe que o MEI corresponde a maior fatia do tipo de empresas no Brasil. E olhar para esse mercado em potencial pode trazer ainda mais oportunidades de negócios para profissionais contábeis. Uma vez que no país há mais de 12 milhões de MEIs, e muitos deles, não conseguem fazer a própria gestão como contribuinte para estar de acordo com a legislação. Neste contexto, o IOB Contador MEI é a ferramenta perfeita para ganhar agilidade para assessorar microempreendedores e pequenas empresas. 

A solução lançada recentemente é a primeira ferramenta do mercado que permite ao contador fazer a gestão de MEI de forma automatizada e personalizada. Por meio dele, o contador consegue emitir notas fiscais, gerenciar o vencimento da guia DAS-MEI, monitorar o limite de faturamento do MEI, além de fazer o controle de vários MEIs de forma prática, em uma única tela. 

Uma das principais dores dos contadores é conseguir inserir o CNPJ de quem é MEI no sistema contábil que ele utiliza, e a nova ferramenta IOB Contador MEI, quebra esse obstáculo. Inclusive, existem escritórios que prestam consultoria para mais de 3 mil MEIs e, até hoje, não tinham uma plataforma que resolvesse esse problema. 

Para complementar o pacote, a ferramenta faz a emissão e gestão do certificado digital e também, é possível oferecer o serviço de nota fiscal recorrente, ou seja, o contador pode programar a emissão de notas do mesmo valor para as mesmas datas, mensalmente. O produto também faz a emissão de NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e e pode ser utilizado pelo contador para assessorar empresas de outros segmentos. 

O IOB Contador MEI ainda permite a emissão de nota para o MEI com boleto integrado, sem a necessidade de dependência de bancos. O MEI só indica onde quer que o dinheiro seja creditado. Trata-se de uma administração contábil focada na emissão da nota fiscal, gerenciamento da guia DAS. Ou seja, tudo o que um MEI e uma pequena empresa precisam.   

IOB Contador MEI ajuda a evitar penalidades

Muitas vezes o MEI está sozinho tomando conta do seu negócio, das finanças e do pagamento de obrigações. Existem oportunidades para apoiar o pequeno empresário, que precisa de uma ajuda mais especializada. Em paralelo, o IOB Contador MEI simplifica o trabalho de contadores para assessorar o MEI e pequenas empresas, que podem ajudar na educação financeira e garantir o compliance.  

Por exemplo, o valor da guia DAS varia de R$ 67 a R$ 72, a depender da atividade desempenhada pelo empreendedor. A grande parte de quem é MEI tem capacidade financeira de fazer o pagamento, mas o esquecimento, somada à falta de uma consultoria contábil mensal, resulta que o MEI esqueça o vencimento e fique inadimplente junto à Receita Federal. 

Com o IOB Contador MEI, com apenas um clique, o contador envia a guia DAS por WhatsApp para o MEI. De forma prática, o contador consegue solucionar essa etapa, de centenas de clientes, dentro da ferramenta de uma só vez. Em seguida, basta o MEI clicar no link e efetuar o pagamento ao Governo, mantendo sua empresa regular.    

Entenda as penalidades que o MEI inadimplente sofre

As penalidades impostas pelo Governo para o MEI que está inadimplente são grandes. Ele perde o auxílio-doença. No caso de MEI mulher, não terá direito ao auxílio maternidade, caso tenha um filho ou adote uma criança de até doze anos. Claro que assim também não terá direito à aposentadoria, seja por idade ou por invalidez. 

Outros problemas são perder linhas de créditos, condições especiais e taxas de juros menores por bancos públicos e privados. Ao pagar a DAS que está em atraso, o MEI paga juros e correção monetária. Poderá ter o CNPJ excluído do SIMEI e deixar de usufruir dos benefícios que a Lei do Simples Nacional oferece a todos aqueles que optam pelo Simples. 

Os valores que não foram pagos poderão ser incluídos na dívida ativa da união, dos estados e municípios, o que pode levar à cobrança judicial. Por fim, o CNPJ da empresa e o CPF do proprietário do MEI são incluídos nos cadastros restritivos. A boa notícia é que a qualquer momento, o MEI pode renegociar os débitos das mensalidades em atraso, desde que ainda não tenham sido transferidos para a dívida ativa.  

Com o IOB Contador MEI o processo para pagamento da guia DAS fica mais fácil e evita transtornos. A ferramenta faz toda a gestão que o MEI precisa e a automatização da plataforma é completa, com isso, não existe risco para o escritório, pois nada é feito manualmente.  

Invista em agilidade para assessorar MEI

Quando falamos em otimizar o tempo, nada melhor do que unir inteligência e tecnologia para assessorar MEI e aumentar a sua clientela. Então, aproveite a oferta especial que conseguimos para você. Clique aqui para adquirir agora o plano light do IOB Contador MEI.

Matérias relacionadas

Mais lidas