terça-feira, 18 junho, 2024
InícioEmpreendedorismoVocê sabe a prioridade para 2024? Investir na sua gestão financeira

Você sabe a prioridade para 2024? Investir na sua gestão financeira
V

Alô, alô empreendedor! Sabemos que essas perguntas são chatas, mas precisam ser feitas. Você sabe como vão caminhar suas finanças em 2024? Tem total controle de suas entradas e saídas? Sabe o quanto gasta com cada fornecedor? Está atento a todas as oportunidades de reduzir custos e aumentar receitas? Ou, em outras palavras, você sabe como investir na sua gestão financeira?

Afinal de contas, seja qual for o tamanho ou a área de atuação de sua empresa, controlar e analisar sua movimentação de capital é parte fundamental da gestão de seu negócio. Para tomar sempre as melhores decisões, você precisa ter uma visão completa e confiável de suas entradas e saídas de dinheiro.

Ou, como ressalta artigo da FIA USP sobre o tema, “a gestão financeira é etapa obrigatória para alcançar objetivos que dependem de dinheiro”.

Não por acaso, por falta de controle, o mesmo texto diz que o Brasil possuía 6 milhões de negócios inadimplentes em 2022. E você não quer fazer parte dessa estatística, não é mesmo?

Veja o retrato do dia! E, também, saiba ler a evolução do negócio

Esse monitoramento deve ser tanto diário, para uma gestão apurada do fluxo de caixa, quanto realizado mensal, trimestral ou semestralmente, para você visualizar como está a evolução de suas finanças em cada ciclo.

Com esse acompanhamento, você poderá, por exemplo, perceber no dia a dia a necessidade de adiar pagamentos e antecipar recebíveis, ou ainda, identificar que está havendo aumento de custos de um determinado fornecedor e buscar ativamente uma substituição, caso não seja possível negociar.

Dá para visualizar, dentro de sua a empresa, quais atividades e setores estão gerando mais receitas ou despesas, o que é uma fundamental para planejar e priorizar ações em seu dia a dia no comando de sua empresa.

A gestão financeira também possibilita ao empreendedor verificar se o fluxo de recebíveis e despesas da empresa identificado pela contabilidade (emissão e recebimento de notas fiscais) corresponde de fato à movimentação em suas contas bancárias. Ou seja, em caso de divergências, você consegue identificar ocorrências como fraudes e calotes antes que elas cresçam e impactem a saúde do seu negócio.

Importante: gestão financeira deve ser ágil e descomplicada

Tão importante quanto investir na sua gestão financeira é escolher a melhor forma de executar essa tarefa. Quanto mais o negócio se desenvolve, maior a quantidade de entradas e despesas. Naturalmente, logo chega o momento em que não é possível controlar as finanças por meio de uma simples planilha de Excel. E, ao mesmo tempo, ainda não é viável ter uma consultoria ou equipe para essa tarefa.

A solução, neste momento, é investir em tecnologia. Você sabia que existem sistemas como o IOB Gestão Financeira, que é integrado ao IOB Gestão Financeira e te ajuda a automatizar o controle, registro e contabilidade de sua movimentação financeira, simplificando o processo? E que te apoiam, até mesmo, na interpretação dos dados coletados pelo sistema?

Com uma gestão financeira simples e descomplicada, você terá o controle de empresa em suas mãos e poderá tomar decisões cada vez mais assertivas para conquistar seus objetivos e lucros planejados.

Clique aqui e saiba mais sobre o IOB Gestão Financeira, que foi lançado pela IOB durante a Feira do Empreendedor, em São Paulo.

Matérias relacionadas

Mais lidas