É importante todo empreendedor saber como vão caminhar as finanças em 2025. E, para isso, deve-se ter o total controle de suas entradas e saídas, saber o quanto gasta com cada fornecedor, estar atento a todas as oportunidades de reduzir custos e aumentar receitas, etc. Ou seja, em outras palavras, é fundamental investir na gestão financeira. Saiba mais a seguir.
Vale lembrar que, seja qual for o tamanho ou a área de atuação de sua empresa, controlar e analisar sua movimentação de capital é parte fundamental da gestão de seu negócio. Para tomar sempre as melhores decisões, você precisa ter uma visão completa e confiável de suas entradas e saídas de dinheiro.
Veja o retrato do dia! E, também, saiba ler a evolução do negócio
Esse monitoramento deve ser tanto diário, para uma gestão apurada do fluxo de caixa, quanto realizado mensal, trimestral ou semestralmente, para você visualizar como está a evolução de suas finanças em cada ciclo.
Com esse acompanhamento, você poderá, por exemplo, perceber no dia a dia a necessidade de adiar pagamentos e antecipar recebíveis, ou ainda, identificar que está havendo aumento de custos de um determinado fornecedor e buscar ativamente uma substituição, caso não seja possível negociar.
Dá para visualizar, dentro de sua empresa, quais atividades e setores estão gerando mais receitas ou despesas, o que é uma fundamental para planejar e priorizar ações em seu dia a dia no comando de sua empresa.
A gestão financeira também possibilita ao empreendedor verificar se o fluxo de recebíveis e despesas da empresa identificado pela contabilidade (emissão e recebimento de notas fiscais) corresponde de fato à movimentação em suas contas bancárias. Ou seja, em caso de divergências, você consegue identificar ocorrências como fraudes e calotes antes que elas cresçam e impactem a saúde do seu negócio.
Importante: gestão financeira deve ser ágil e descomplicada
Tão importante quanto investir na sua gestão financeira é escolher a melhor forma de executar essa tarefa. Quanto mais o negócio se desenvolve, maior a quantidade de entradas e despesas. Naturalmente, logo chega o momento em que não é possível controlar as finanças por meio de uma simples planilha de Excel. E, ao mesmo tempo, ainda não é viável ter uma consultoria ou equipe para essa tarefa.
A solução, neste momento, é investir em tecnologia. Você sabia que existem sistemas como o IOB Gestão Financeira, que te ajuda a automatizar o controle, registro e contabilidade de sua movimentação financeira, simplificando o processo? E que te apoiam, até mesmo, na interpretação dos dados coletados pelo sistema?
Com uma gestão financeira simples e descomplicada, você terá o controle de empresa em suas mãos e poderá tomar decisões cada vez mais assertivas para conquistar seus objetivos e lucros planejados. Clique aqui agora, saiba mais sobre o IOB Gestão Financeira e aproveite para começar 2025 investindo na administração do seu negócio.