quinta-feira, 23 maio, 2024
InícioEmpreendedorismoDia do Profissional de RH: é momento de celebrar o coração da...

Dia do Profissional de RH: é momento de celebrar o coração da empresa
D

Amanhã (03/06), é comemorado o Dia do Profissional de RH, então nada mais justo do que celebrar os colaboradores que fazem parte do chamado “coração da empresa”. Aproveitamos a data comemorativa para exaltar o setor de Recursos Humanos, que, ao longo dos anos, tem ganhado importância no universo corporativo e, atualmente, podemos compará-lo a um órgão vital.

Mudanças ao longo do tempo

Se voltarmos no tempo, veremos que o setor de Recursos Humanos foi mudando muito ao longo dos anos, assim como a sua importância dentro das empresas. E, no fundo, isso tem muito a ver com a maneira com a qual se sucedeu o desenvolvimento das companhias.

Se lá atrás, o valor das empresas era medido pela quantidade de máquinas que possuíam, atualmente, o que se vê é a valorização do potencial humano, ou seja, das pessoas que ali trabalham.

Se olharmos para o termo “recurso humano”, fica evidente que, quando surgiu, o humano não era o centro da empresa. Agora, até mesmo esta terminologia está caindo em desuso, dando espaço para novas denominações como “Pessoas e Cultura”, “Gente e Gestão”.

Por que o RH é chamado de coração da empresa?

As linhas acima dão a dica para responder a esta pergunta. Já que, atualmente, o RH desempenha muitos papéis dentro da organização e é o principal ponto de conexão dos colaboradores. Mais do que isso, está presente na estratégia da empresa. Afinal, cuida desde o recrutamento e seleção, passando pela integração do colaborar, pelo engajamento, pela melhoria de desempenho, pelo treinamento de líderes.

E quando falamos em cultura então? Bom, daí a proporção ganha peso. E nem se fala quando citamos a missão de “cuidar das pessoas”, da saúde, em estar atento para proporcionar boas condições de trabalho e, também, oferecer benefícios para que o colaborador tenha vida saudável mesmo fora do ambiente profissional.

Já deu para entender por que o RH é o coração da empresa? Bom, o setor também leva dados fundamentais para os gestores tomarem decisões importantes, como nas avaliações de resultados, no perfil dos trabalhadores.

Tecnologia é aliada do RH

Não dá mais para falar em Recursos Humanos sem citar a tecnologia. Se por um lado, como dissemos, as pessoas são o principal capital da empresa, por outro, a tecnologia, definitivamente, transformou o setor. Está presente no dia a dia como aliada e mudou totalmente a rotina da profissão.

Um exemplo é o modelo de contratação automatizado. Para contratar um novo colaborador no modelo tradicional, a empresa enviava, via motoboy ou sedex, os documentos e o contrato de trabalho do profissional para o contador iniciar os trâmites burocráticos.

Mas convenhamos, esse processo consumia tempo e recurso. Hoje, por meio de aplicativo, o colaborador pode fotografar os documentos e inserir as informações diretamente no software que vai gerenciar isso. A rotina é otimizada e todas as partes envolvidas no processo ganham com isso.   

Como vimos, a profissão sofreu muitas transformações e, com certeza, muitas outras virão. E, como não podemos deixar de cuidar do coração, sempre é tempo de celebrar e homenagear o profissional de RH.

Matérias relacionadas

spot_img

Mais lidas