segunda-feira, 15 abril, 2024
InícioContábilContabilidade ou Livro Caixa é dilema à la 'casar ou comprar uma...

Contabilidade ou Livro Caixa é dilema à la ‘casar ou comprar uma bicicleta’
C

Seja no meio empresarial ou na vida pessoal, às vezes, nos vemos em encruzilhadas e indecisões sobre qual o melhor caminho a seguir. A clássica do cotidiano “casar ou comprar uma bicicleta” pode ser comparada a uma questão recorrente entre os empresários: “Afinal, qual é a opção mais vantajosa para a minha empresa: a Escrituração Contábil ou o Livro Caixa?”.

Estou tentando me conter, mas já que está difícil, é melhor dizer logo. Será que só eu penso que a Escrituração Contábil está mais para casar do que para comprar uma bicicleta? Vamos falar sobre ela e, talvez, deixar isso mais evidente. “Ou não”, pontuaria Caetano Veloso. Veremos.

Antes de mais nada, é importante destacar que no meio empresarial este dilema não está presente na vida de todas as empresas, já que as optantes pelo regime de tributação do Lucro Real estão automaticamente obrigadas a manter a Escrituração Contábil, pois a apuração do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) é feita com base nos lançamentos contábeis.

Ou seja, esta questão fica restrita às empresas optantes pelos regimes do Simples Nacional e do Lucro Presumido.

O que é Escrituração Contábil?

A Escrituração Contábil ou Contabilidade, basicamente, é o registro diário de todos os lançamentos contábeis e fiscais de uma empresa. Em outras palavras, é um histórico detalhado de dados feito de forma manual, mecânica ou digital, que, entre outras coisas, possibilita realizar o controle de patrimônio da companhia.

Estas informações são utilizadas pelo Fisco, mas servem também (e muito) para a própria empresa, como para a realização de auditorias, por exemplo. É importante ressaltar que existem inúmeras normas e especificações que devem ser seguidas na realização da escrituração. Além disso, ela só pode ser feita por profissionais capacitados.

O que é Livro Caixa?

O Livro Caixa é o registro de entradas e saídas financeiras da empresa. Nele são inseridos, preferencialmente de forma cronológica, todos os recebimentos e pagamentos – como contas de telefone, água, energia elétrica -, além de compras, como de materiais de escritório, por exemplo.

Este registro auxilia tanto na contabilidade da empresa como para o gerenciamento financeiro e pode ser feito por profissionais liberais e autônomos, além de empresas capacitadas e regularizadas.

Casar ou comprar uma bicicleta?

Diferente da origem desta questão existencial que remete a um momento de decisão da vida entre se unir ou seguir sozinho, o nosso dilema empresarial “Contabilidade ou Livro Caixa” está mais relacionado às vantagens e desvantagens que esta decisão pode trazer para a sua empresa. Mas e então, qual é a melhor escolha?

Se você achou que eu iria ficar em cima do muro, acertou. Brincadeiras à parte, qualquer profissional da área diria que é preciso avaliar cada caso particularmente. A grosso modo, é sabido que a Escrituração Contábil traz vantagens na distribuição de lucros. Por outro lado, o Livro Caixa é menos complexo, já que o trabalho se resume ao seu preenchimento. Mas isso não é tudo, muito pelo contrário, há inúmeros detalhes para serem analisados.

Portanto, saiba que, neste caso, não é possível se casar e sair por aí pedalando uma bicicleta acompanhado. Só há um caminho a seguir, então, é melhor analisar bem o caso da sua empresa antes de tomar uma decisão. Ah! E não se esqueça de refletir sobre qual dos caminhos está mais para casamento e qual deles tem mais a ver com a simbólica compra de uma bicicleta.

Matérias relacionadas

spot_img

Mais lidas