Está chegando a hora, empreendedor. A Black Friday anuncia o aquecimento das compras de fim de ano e, consequentemente, a oportunidade de melhorar as vendas. É o momento de você aproveitar para atrair para o seu negócio os clientes que se prepararam o ano inteiro e fizeram reservas financeiras para usufruir os descontos e promoções da Black Friday ou aqueles que têm o hábito de comprar no período das festas. No entanto, para isso, é importante rever algumas estratégias que podem fazer toda a diferença em sua busca pelo sucesso.
Tradicionalmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, que este ano cairá no dia 29. Este evento comercial tem origem nos Estados Unidos e ocorre sempre no dia seguinte à comemoração de Ação de Graças, quando se inicia por lá um período de vendas com grandes descontos antes do Natal. Ou seja, você ainda tem um tempinho para colocar algumas ações em prática e colher os merecidos frutos.
Atenção ao estoque!
Imagine que, de um dia para o outro, o seu volume de vendas pode aumentar vertiginosamente, então, é importante se antecipar e estocar produtos para não haver risco de tudo acabar justamente quando as vendas turbinarem. Porém, é preciso ter em mente que este trabalho não é simples, pois é necessário fazer uma reserva financeira, executar uma boa pesquisa de mercado para garantir uma compra com bons preços, analisar se há espaço físico suficiente, etc.
Portanto, é bastante recomendado pedir auxílio para o seu contador. Afinal, você também terá que se preocupar com as questões contábeis e fiscais, tanto na compra, como no almejado grande fluxo de vendas.
Você sabe calcular a margem de lucro?
Este é um ponto crucial para que você tenha sucesso com as suas vendas, ou seja, para que elas lhe garantam lucro. Se você ainda não tem muita noção de como calcular a margem de lucro, este é mais um motivo para você contatar o seu contador. Ou ainda, vale investir tempo em busca deste conhecimento que pode fazer toda a diferença, inclusive, para a manutenção do seu negócio.
Como dissemos anteriormente, se você quiser e puder realmente aproveitar este período de grande comercialização, será necessário aumentar o estoque e isso significa mexer com cifras e quantias que, talvez, você não esteja acostumado no dia a dia.
É tempo de cair nas redes
Não é novidade alguma que as redes sociais estão em alta e, com isso, as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas. E é justamente isso que você necessita ter em mente. É preciso estar onde os possíveis clientes estão. Ou seja, se o seu negócio ainda não está nas redes sociais, é preciso colocar a mão na massa e correr contra o tempo.
Não tenha dúvidas de que as redes sociais podem ser fortes aliadas de sua empresa para aumentar suas vendas e otimizar seus resultados. Ainda mais em um período no qual você pode compartilhar ofertas e promoções, como no caso da Black Friday.
Invista em ações de marketing para ter boas vendas na Black Friday
Se você pensava que ações de marketing eram só para grandes empresas, trago uma boa notícia: os pequenos e médios empreendedores também podem aproveitar vantagens destas estratégias.
A internet veio para bagunçar tudo, positivamente, e derrubar velhas crenças. Então, comece a implementar as dicas agora mesmo e boas vendas!
Conte com um emissor de notas fiscais
Faça com que seu negócio seja completo. Tenha um sistema de vendas integrado a um emissor de notas fiscais, que podem ser enviadas ao cliente pelo celular ou para impressão via bluetooth. Com isso, fica tudo bem mais fácil para você ter sucesso com boas vendas na Black Friday!